O que é tráfego orgânico

Mais afinal O que é tráfego orgânico? Todo mundo, assim como você, sonha em conseguir visitas em seu  site sem precisar pagar caro por isso.

Você já imaginou que poderia conseguir aumentar o tráfego dentro do seu site e consequentemente aumentar o número de vendas da sua empresa?

 Isso com certeza seria um sonho mesmo e vou te falar que não é algo impossível.

Existem algumas formas de ter um melhor tráfego orgânico e ter melhores vendas no seu negócio, porém não é algo tão simples.

Você precisa de técnicas para alavancar o seu negócio e uma das melhores formas de possuir um tráfego melhor a longo prazo para seu site é utilizando o SEO. 

Neste artigo, eu vou mostrar para você o que é o tão falado tráfego orgânico.

Como gerar tráfego para o seu site, os tipos de tráfego e os benefícios que você vai ter ao investir em tráfego orgânico para o seu site.

Além disso, vou dar algumas dicas infalíveis que com certeza irão gerar tráfego para sua página. Não perca!

Veja também como aumentar o trafego orgânico do seu site.

o que e trafego orgânico

O que é tráfego orgânico e qual a definição de tráfego orgânico?

O tráfego é caracterizado por toda visita que você recebe em seus canais digitais, sejam eles site, blog ou  páginas nas redes sociais.

O tráfego pago é aquele em que você gasta dinheiro para poder ter resultados.

Alguns exemplos dele, são os anúncios em plataformas como Facebook Ads, Google Ads e mídia programática.

No tráfego orgânico, você receberá visitas a qualquer hora e no tráfego pago, isso só acontece enquanto você mantiver seu anúncio no ar.

O primeiro gera visitas por meio da relevância: você é encontrado porque seu conteúdo está bem classificado nos sites de busca.

Já o segundo gera visitas por compensação financeira: você paga ao Google para indicar sua página para as pessoas que utilizam o buscador.

Mesmo que os dois tipos de tráfego demonstrem aspectos diferentes, também pelo custo envolvido, duvide se alguém disser que tráfego orgânico não exige investimento, pois exige sim.

Apesar do custo ser menor, estratégias de aquisição de clientes sempre exigem algum investimento e podem levar bastante tempo para gerar os resultados esperados.

Como gerar tráfego orgânico para o seu site?

Toda empresa quer receber visitante certo? Sem eles, você não tem público para fazer negócios.

Devido a esse fato, que grande parte do marketing digital visa a geração de tráfego.

Mas seria incrível se esses visitantes entrassem no seu site sem precisar investir seu dinheiro em mídia, não é? Por isso é bom saber como gerar tráfego orgânico!

A geração de tráfego orgânico significa atrair visitantes sem investimentos em mídia.

Isso geralmente acontece quando você cria estratégias de conteúdo e SEO, que fazem você ganhar um espaço nos resultados da busca orgânica dos sites de busca, como o Google,  sem pagar por isso.

Quais os tipos de tráfego?

Os tipos de tráfego fazem referência às diferentes formas de atrair visitantes para o seu site.

Vou te mostrar quais são eles para que você entenda melhor as vantagens do tráfego orgânico. Confira:

  • Tráfego orgânico: visitantes que chegam ao seu site pelos buscadores sem que você invista dinheiro, para isso.
  • Tráfego pago: visitantes que chegam ao seu site por meio de anúncios pagos nos buscadores.
  • Tráfego de e-mail marketing: visitantes que chegam por meio de campanhas de e-mail marketing.
  • Tráfego social: visitantes por meio de links nas redes sociais.
  • Tráfego direto: visitantes que digitam o seu site diretamente no navegador.
  • Tráfego de referência: visitantes  por meio de links em outras páginas da web.

Cada vez mais sites estão percebendo as vantagens de gerar tráfego orgânico:

Sem precisar gastar muito dinheiro em mídia, o retorno sobre investimento (ROI) tende a aumentar, enquanto o custo de aquisição de clientes (CAC) diminui.

Isso não significa que você deve ignorar os outros tipos. O tráfego pago, por exemplo, exige investimento em mídia, mas gerar resultados rápidos.

O tráfego de referência, tende a aumentar o seu reconhecimento e autoridade na web. 

Assim, cabe avaliar quais são os seus objetivos estratégicos para definir suas principais fontes de tráfego.

Quais os benefícios em investir em tráfego orgânico?

É uma ótima ideia para você  direcionar suas estratégias de marketing digital para conseguir aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Com certeza você vai se convencer do quanto isso vai trazer benefícios para o seu negócio após descobrir os pontos positivos de investir nessa fonte de tráfego.

Entre os diversos benefícios temos:

  • Custo-benefício

Quando fazemos uma comparação entre tráfego orgânico com o tráfego pago, podemos ver o quanto o primeiro é mais perene do que o outro.

O tráfego orgânico pode gerar resultados tanto hoje quanto daqui a 10 anos. Já o tráfego pago, apenas enquanto durarem os anúncios.

Dessa forma fica evidente que o  tráfego orgânico ajuda a reduzir custos de marketing e a aumentar sua margem de lucro. Mas, é claro que é necessário esforço.

  • Relevância

O Google mostra para o usuário quando um resultado é pago. Ou seja, quando alguém pagou para aparecer naquela posição.

Dessa forma, muitos internautas já se ligaram que, quando um resultado é anúncio, está querendo dar uma “forçada na barra” tentando vender algo.

O resultado disso é que a confiança nesse tipo de resultado diminui, e os usuários preferem clicar no resultado orgânico, que parece ter uma maior credibilidade.

O tráfego orgânico tem uma relevância incomparavelmente maior.

  • Duração

No tráfego pago, os resultados só duram enquanto os anúncios estiverem ativos, já no tráfego orgânico, eles são eternos.

Isso mesmo, não têm prazo de validade. Mas vale ressaltar que mais difícil que chegar ao topo do Google é se manter lá.

Se você tem um site, por exemplo, e conseguiu colocar diferentes produtos no top 10, verá eles saírem de lá rapidamente se deixarem de atualizar seu conteúdo e publicar novos textos.

Então, o tráfego orgânico sempre trará resultados desde que você se dedique a ele.

Dicas para gerar tráfego orgânico para o seu site.

  • Invista em SEO

SEO nada mais é do que a otimização para mecanismos de busca.

É um conjunto de técnicas que ajudam o seu site a ser melhor posicionado em buscadores, como o Google e aumentar o tráfego para a sua página.

  • Realize um estudo de palavras-chave

É por aqui que seu plano SEO começa. Procure criar uma estratégia para as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio.  

Caso você tenha dúvida sobre as palavras-chave, saiba que são elas que levam os usuários para o seu site.

É como eles fazem a pesquisa para chegar até ele. Isto é, um resumo da intenção de busca em palavras.

  • Crie títulos de sucesso

Escrever uma meta title e meta description com clareza, objetividade, criatividade e com bom poder de persuasão tende a aumentar suas taxas de cliques para o seu site, gerando maior tráfego a ele.

  • Conteúdo relevante

Você tem tudo o que precisa para criar conteúdos de alta relevância, aquele conteúdo de qualidade é aquele que atrai, engaja e converte.

Não se esqueça que o segredo para aumentar o tráfego orgânico é um só: foco no cliente. Afinal, você está lidando com pessoas reais e não com números

  • Gaste tempo na sua promoção

O conteúdo contido em seu site precisa ser visto pelo máximo de pessoas, para que possa aumentar o tráfego orgânico para a sua página. Então, evite publicá-lo apenas em um lugar.

  • Gerar links externos apontados para o seu site

Quando um site que tem alta autoridade nos sites de busca, faz um link para o seu site, você conquista tráfego de referência.

Ou seja, tráfego orgânico. Então, outro ótimo meio de  aumentar o tráfego orgânico é levantar quais são os sites mais importantes para o seu público e se aproximar deles oferecendo conteúdos gratuitos.

Quanto mais links externos relevantes tiver a página, melhor ela será vista pelo Google em seus critérios de ranqueamento.

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