Datas sazonais: será que podem aumentar minhas vendas? 

Para aqueles que trabalham com vendas, não há melhor estratégia que aproveitar datas sazonais. Saber oferecer os produtos certos em momentos como Dia das Mães e próximo ao Natal pode impactar muito no lucro da empresa. 

Pode parecer algo óbvio, mas nem todos os comerciantes sabem extrair o melhor das oportunidades que o calendário oferece. Para isso, é fundamental ter as principais datas já elencadas e entender que promoções podem impactar os clientes no período certo. 

Só no Natal de 2022, estima-se que o comércio movimentou aproximadamente 65 bilhões de reais. E essa nem foi a melhor marca dos últimos anos, uma vez que o volume de vendas antes da pandemia chegou a 67 bilhões de reais no mesmo período. 

Com isso em mente, é inegável que as datas festivas são os melhores momentos para implementar promoções, ofertas e oferecer vantagens para a clientela, tanto visando a venda naquele momento quanto a fidelização do consumidor. 

Além disso, intensificar a divulgação da marca e dos produtos também é desejável, uma vez que não adianta pensar com cuidado e realizar as ofertas mais atrativas se não há foco em se comunicar de forma efetiva com o consumidor final. 

Neste conteúdo, serão apresentadas as principais datas sazonais e sua relação com alguns tipos de negócios; a importância de aproveitar bem esses momentos para alcançar mais clientes e dicas de como ampliar os negócios utilizando essa estratégia. 

Datas sazonais: o que são e como aproveitá-las? 

As datas sazonais são momentos que geralmente trazem temas específicos, com dia certo e recorrência. Não necessariamente são festivas e envolvem presentes, mas podem ter brindes e produtos relacionados, como bolsa de pano personalizada. 

Um exemplo é a festa junina, que não envolve troca de presentes, mas garante para o comércio relacionado a venda de artigos como decoração específica, produtos alimentícios de milho, amendoim, doces caseiros típicos e muitos outros elementos. 

Entre as datas consideradas sazonais, podem-se destacar estas: 

  • Dia das Mães; 
  • Natal;
  • Ano Novo;
  • Dia dos Pais;
  • Festa Junina.

Porém, para além das datas festivas, pode-se considerar também sazonal a entrada de estações como verão, por exemplo, que intensifica a venda de artigos para praia, protetor solares, repelentes e demais produtos que são utilizados principalmente nessa temporada.

Cada momento como esse garante a procura de produtos específicos. Por isso, se há possibilidade de realização de promoções, o momento é o ideal. Além disso, muitos clientes podem entrar em contato com a empresa através desses artigos. 

Assim, pode ser o momento perfeito para encantar consumidores e garantir a fidelização, que é sempre importante para qualquer negócio. Para uma empresa de sinalização de rodovias a época mais movimentada é o verão, que envolve viagens de férias. 

Por isso, datas sazonais também se relacionam com o setor que a empresa se dedica, afinal, um restaurante que oferece fondue para casais terá muito sucesso em datas como Dia dos Namorados, mas pode sofrer no verão quando menos pessoas procuram o prato. 

Esse é outro ponto fundamental: entender como tais datas impactam no setor que a empresa se situa e o que pode ser oferecido em termos de promoções naquele momento. Nem sempre será óbvio criar esse tipo de associação para o cliente, mas fará diferença. 

É esperado, em Dia dos Pais, que um filho queira presentear seu pai com um ar condicionado split 110 volts, e fica fácil pensar em ofertas que facilitem essa venda. É esse tipo de promoção que pode amplificar as vendas. 

Para ficar mais fácil aproveitar essas datas, é fundamental que a empresa se organize para ter um calendário próprio, que já tenha mapeado as principais datas e qual o prazo de antecedência para iniciar a programação especial. 

Isso deverá ser feito não somente diretamente com promoções e ofertas, mas também nas comunicações relacionadas ao marketing, nas estratégias de divulgação da empresa e também no oferecimento dos produtos que são comercializados. 

É importante também que mais estrutura seja pensada quando se fala em um volume de vendas maior. Isso pode significar contratação de mais funcionários e, inclusive, pensar em expandir o espaço, o que pode ser feito com cobertura metálica com policarbonato. 

Essas são apenas algumas das sugestões para garantir ampliação de vendas nesses momentos e serão apresentadas mais dicas para que as datas festivas não passem em branco. 

3 dicas para vender mais em datas festivas 

Toda equipe de vendas sempre está em busca de maneiras de ampliar os negócios e tornar a cartela de clientes maior. Com o bom aproveitamento de datas festivas, isso fica ainda mais fácil de ser realizado. 

Contudo, é importante não deixar a oportunidade passar e sempre ter em mente boas ações, que façam com que a empresa se destaque em meio a concorrência ainda mais acirrada nesses momentos. 

1 – Preparar-se antecedentemente

A primeira e mais importante dica é garantir que a preparação da empresa seja realizada muito antes da data chegar. Nesses casos, quem leva vantagem é quem começa a pensar antes e consegue se preparar bem melhor. 

Para tanto, é fundamental considerar todos os detalhes, desde contratação de mais funcionários, ampliação do horário de atendimento, mais espaço para que clientes possam comprar ou boa manutenção do site, quando se trata de e-commerce. 

Deve-se considerar, em caso de comércio virtual, que mais acessos podem causar lentidão, falhas e, até mesmo, a queda do site, impedindo que compras sejam concluídas e atrapalhando as vendas por dias. 

Por essa razão, é extremamente importante que se realize, antecipadamente, a manutenção do portal antes. 

Na loja física, a preparação deve ser igualmente cautelosa, garantindo que os clientes tenham uma boa experiência e que retornem para novas compras, seja na próxima data comemorativa ou sempre que precisarem do produto oferecido. 

Por isso, deve-se conferir se todos os equipamentos necessários estão em funcionamento, desde os computadores dos caixas até mesmo a bateria de empilhadeiras, para prevenir transtornos junto aos clientes. 

2 – Fazer bom uso do marketing 

A segunda dica diz respeito à comunicação com os consumidores, para garantir que todos estejam a par da promoção realizada na loja, das ofertas disponíveis e diferenciais que o negócio oferece, seja em atendimento, condições de pagamento ou produtos. 

Por esse motivo, é fundamental que a comunicação seja impecável, garantindo que os esforços para ampliar as vendas nesse período sejam frutíferos. Afinal, de nada adianta fazer 50% de desconto em um atuador elétrico rotativo se nenhum cliente souber da oferta.

Por isso, o marketing deve estar alinhado diretamente com todas as iniciativas realizadas pela empresa, redobrando os esforços para garantir que o período seja positivo para aumentar as vendas e o alcance da marca. 

3 – Abraçar a comemoração 

Poucas coisas deixam um cliente mais animado do que entrar em um espaço, em busca de itens para uma data sazonal, e encontrar um ambiente bem preparado, com atendentes empolgados e em clima de festa. 

Por isso, para além das providências práticas em relação ao aumento de demanda, é importante também preparar o espaço para, de fato, comemorar a data festiva, fazendo com que o consumidor já sinta-se inspirado. 

Quando se fala em Copa do Mundo, por exemplo, já se imagina todos os estabelecimentos com bandeiras, fitas e demais enfeites nas cores do Brasil. Isso faz com que os consumidores relaxem, entrem em clima de festejar e, até mesmo, comprem mais. 

Não é necessário muito para deixar o espaço bonito e festivo. Próximo do Dia dos Namorados, por exemplo, enfeitar o guarda corpo em aço carbono com corações, cupidos e flechas pode arrancar suspiros até dos mais céticos. 

Por isso, nada mais importante, em uma data festiva – e por que não dizer sempre? – encantar o consumidor e fazer com que ele fique envolvido em um clima de alegria e descontração. 

Considerações finais

As datas sazonais oferecem oportunidades valiosas de ampliar o conhecimento da marca, o fluxo de clientes e, por consequência, também as vendas. Engana-se quem pensa que apenas certos produtos podem figurar como escolhidos no Dia das Mães, por exemplo. 

A chave é se colocar no lugar do cliente e imaginar como seria o processo de escolha de um presente, enfeite ou qualquer outro artigo que se relaciona a esse tipo de data. Para tanto, vale apostar em kits, ofertas, mais estrutura e mais atendimento. 

Isso tudo não vale apenas para o momento preferido do comércio: final de ano. Vale para o ano inteiro, especialmente ao considerar que o calendário brasileiro é rico em comemorações. 

Assim, quando as pessoas ainda estão retirando os adereços de Natal do concreto para laje de isopor, já se pensa em Carnaval e ovos de chocolate já começam a dar as caras nos principais mercados. 

Seja na Páscoa, no Dia das Mães ou, até mesmo, em momentos como início de férias, é possível pensar em estratégias valiosas para aumentar as vendas e fazer da época o melhor momento para os negócios.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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