Como aumentar o tráfego orgânico para o seu site?

Já imaginou que você poderia conseguir aumentar o tráfego do seu site e consequentemente aumentar o número de vendas da sua empresa inteira?

 Isso com certeza seria incrível, mas não é algo impossível.

Existe uma forma de ter melhores resultados e melhores vendas no seu negócio, mas não pense que é algo tão simples.

Não basta apenas postar o conteúdo em si tanto no seu site, como nas suas redes sociais.

Você precisa de técnicas para alavancar o seu negócio e uma das melhores formas é utilizar algumas ferramentas úteis e indispensáveis.

Neste artigo, eu vou mostrar para você o que é esse tal tráfego orgânico, quais as formas de tráfego existentes e algumas dicas de ouro pra você aumentar o tráfego orgânico para o seu site.

O que é tráfego orgânico e qual a sua importância?

O tráfego orgânico se define nada mais como um site que recebe uma determinada quantidade de visitas.

E essas visitas foram geradas sem anúncios pagos, ou seja, quando seus clientes chegam até você por uma ação espontânea.

Esse tráfego pode ser otimizado por meio de técnicas SEO que têm o objetivo de atrair o interesse do visitante.

Engajá-los à compra de algum produto ou serviço, em muitos casos. O tráfego orgânico irá te colocar no topo das pesquisas.

Com isso, o seu site ou blog terá mais visibilidade e é facilmente encontrado pelos leitores.

Geralmente, o maior atrativo para que as empresas invistam em tráfego orgânico é o fato de não ser necessário investir grandes quantias financeiras, já que ele pode ser garantido com técnicas de SEO.

Ao produzir esses materiais, você mostrará ao Google, que o seu blog tem autoridade no assunto.

Assim, é essencial estar preparado para aumentar o tráfego orgânico no seu site ou blog

Quais as formas de tráfego orgânico que existem?

Os tipos de tráfego existentes são:

  • Tráfego pago: como o próprio nome sugere é quando você investe em anúncios no Google, como links patrocinados e em outros sites para atrair visitantes.
  • Tráfego orgânico: é quando uma pessoa chega ao seu site sem que cliquem em um anúncio para isso. Essa fonte de tráfego pode vir tanto do tráfego direto quanto do tráfego de referência e do tráfego social. 
  • Tráfego direto: basicamente o visitante não chega ao seu site a partir de outro. Ou seja, quando o visitante digita diretamente no navegador a URL do seu site.
  • Tráfego social:  é aquele que é gerado a partir das redes sociais.
  • Tráfego de referência: é quando um usuário clica em um link disponível em um outro site e é redirecionado para o seu.

Como posso aumentar o tráfego no seu site?

Com essas dicas que eu irei passar para você, com certeza seu site terá um aumento de tráfego orgânico, além de engajar seus clientes.

  1. Otimize o SEO

O seo ajuda no bom ranqueamento do seu conteúdo nas páginas de busca, isso é certo e para isso você precisará seguir alguns passos para otimizar seu seo:

  • Título 

Escolha palavras-chave eficazes para o seu título, isso faz toda a diferença.

Encontrar o melhor título para o seu conteúdo pode exigir várias tentativas. Não espere acertar de primeira, pois leva tempo.

Você pode utilizar algumas ferramentas, como por exemplo, Google Keyword Planner , elas irão fornecer algumas informações.

Você vai encontrar as palavras chaves ideais e, assim, aumentar o tráfego para o seu site.

  • Imagens

Se você utilizar imagens em postagens ajuda os algoritmos do Google irão identificar que seu conteúdo é relevante.

Porém, não adianta apenas escolher qualquer imagem. Você deve escolher aquela imagem que tem relação com o assunto do post e que irá chamar a atenção do visitante.

  • Conteúdo

Lembre-se: desperte sempre a curiosidade de quem está lendo, esclareça as principais dúvidas do cliente e vá direto ao assunto.

  1. Compartilhe seus conteúdos nas redes sociais

Uma maneira, também eficaz, de aumentar seu tráfego orgânico, visto que ele irá intensificar o número de visitas do seu conteúdo.

O compartilhamento é importante para levar um conteúdo de qualidade. Além disso, fica fácil para os seus seguidores compartilharem as suas postagens com amigos e colegas.

  1. Linkagem interna

Essa dica se dá em citar um conteúdo de outra página, dentro do seu.

A linkagem irá manter o cliente na sua página e fazer com que ele aprenda mais sobre o assunto.

Quando você mostra que tem conteúdos relevantes em assuntos que irão interessá-lo, ele se sente incentivado a permanecer no seu site.

Isso é ótimo para aumentar as visitas orgânicas.

  1. Crie anúncios pagos

O tráfego orgânico se refere às visitas realizadas por pesquisas espontâneas, ou seja, ele precisa realizar uma pesquisa para achar a sua empresa.

Já os anúncios pagos vão até ao seu consumidor. Eles não precisam realizar uma busca para encontrar o seu conteúdo.

Assim, os anúncios pagos irão trazer mais visitantes para o seu blog.

Com conteúdos relevantes, é possível ganhar a confiança do cliente e fazer com ele volte ao seu domínio nas próximas vezes. 

  1. Atualize antigos posts

Quando você posta algo, por mais incrível que seja o conteúdo, há um momento que ele já não está ranqueado da melhor forma.

Com o passar do tempo, o conteúdo se desatualiza. Isso acontece com todas as áreas do mercado, principalmente, com quem atuam  digitalmente.

Veja Também: