Estratégias De marketing de conteúdo para gerar engajamento

Existem diversas estratégias de marketing de conteúdo sendo aplicadas atualmente no mercado. Todas possuem potencial de fazer uma empresa crescer e aumentar as vendas por meio da produção e distribuição de conteúdo.

A ideia é engajar um público a partir da entrega de materiais relevantes e úteis para a audiência. Assim, a empresa pode atrair curiosos e potenciais clientes e fidelizar aqueles que já a conhecem.

O sucesso dessas estratégias pode ser percebido tanto em uma Administradora de condomínios em São Luís quanto em uma loja de roupas usadas em São Paulo.

Pensando no potencial que as estratégias de marketing de conteúdo tem para os mais diversos nichos, apresentamos abaixo 7 dicas para gerar engajamento. Continue a leitura para conferir mais sobre o assunto.

Conteúdo de qualidade atendendo às necessidades do público-alvo

O público-alvo é o centro das estratégias de marketing. É preciso ter em mente a importância do consumidor na criação e distribuição das campanhas, para que assim elas atinjam os interessados.

Nesse sentido, se encontra a persona, um perfil semi-fictício do público-alvo, com nome, idade, profissão, necessidades, localização e muito mais características. Quanto mais dados, maior é a base para o time de comunicação trabalhar a produção de conteúdo.

Seja para uma empresa de energia solar em Salvador ou uma hidrelétrica em Curitiba, é preciso realizar muitas pesquisas de mercado e público, até encontrar a segmentação mais apropriada para as estratégias.

Existem ainda aquelas empresas que vendem serviços e produtos para outras empresas, as intituladas B2B.

Distribuição estratégica em vários canais para engajamento

A distribuição é um item essencial para o marketing de conteúdo. Ela acontece quando você publica ou compartilha um material em algum canal digital, de preferência uma rede social no perfil da sua empresa.

Dessa forma, você entrega o material produzido para que os seguidores possam comentar, curtir e compartilhar, transformando em engajamento.

Existem diversos canais para serem usados nesse processo e a equipe de comunicação deve escolher de acordo com os mais usados pela persona da empresa. É possível escolher entre os principais canais digitais do momento, sendo eles:

  • Instagram;
  • Twitter;
  • Tik Tok;
  • Linkedin;
  • Facebook;
  • Pinterest.

Cada canal digital possui uma particularidade no formato do conteúdo. Enquanto em um canal é condizente publicar um vídeo sobre forno de lastro com vapor, em outro faz mais sentido distribuir um texto que promova o conteúdo e a empresa.

É preciso realizar um estudo para formar um calendário editorial e pensar quais serão os temas de conteúdo a serem publicados durante a semana. 

Junto com a definição de pautas, também se inicia a produção inicial dos conteúdos, elaborando o briefing, texto, estudando as imagens e locais de gravação, no caso de vídeos.

Posteriormente, há a produção em si. É onde acontece a escrita, a gravação e a publicação das imagens. 

Por fim, é necessário acompanhar o lançamento e estudar os impactos que o conteúdo teve na audiência. O gestor do perfil de um conserto de forno industrial deve analisar as métricas de curtidas, comentários e compartilhamentos no geral.

Assim, a equipe pode ajustar a estratégia de conteúdo, aplicar melhorias e desenvolver conteúdos ainda melhores nas próximas publicações.

7 estratégias de marketing de conteúdo para gerar engajamento nas redes sociais

O público-alvo e a distribuição estratégica são dois pilares da estratégia de conteúdo. Contudo, existem ainda alguns caminhos para gerar engajamento que facilitam todo o processo. Confira 7 dicas de estratégias de conteúdo abaixo para aplicar no seu negócio.

Defina os objetivos

O passo inicial para qualquer estratégia de conteúdo é a definição dos objetivos. Quais fins a empresa quer alcançar com a publicação de materiais nas redes sociais? Ao estabelece-los, a equipe tem um foco e um caminho a seguir.

É possível começar a publicação de materiais com a ideia de aumentar a visibilidade da marca, o tráfego no site, a taxa de vendas, as visitas em um blog ou aumentar o relacionamento com os clientes. As possibilidades são diversas e mudam de acordo com a empresa e contexto.

Além disso, assim como um preço projeto spda, os objetivos discutidos podem sempre mudar de acordo com as novas tendências, reformulações na marca, mudança de gestão, crises e o amadurecimento dentro do canal digital.

Acima de tudo, é necessário pensar nos objetivos e agir conforme o que foi pensado, de forma bem clara e definida. São eles que irão guiar a estratégia de conteúdo e toda a comunicação da empresa.

Crie uma persona

Juntamente com os objetivos, a persona é outra importantíssima base para a construção de todas as estratégias de marketing É ela que vai determinar a escolha das redes sociais, assim como toda a estratégia restante do canal digital escolhido.

Isso porque o passo para começar a investir em uma rede social é justamente conhecer o público que a frequenta. Nesse sentido, o público da sua empresa que está presente na rede social.

Se o caso é uma câmara frigorífica para congelados, por exemplo, como a cliente dela utiliza a rede social? Em quais horários ela está mais presente? Em quais redes sociais?

Quanto maior os detalhes sobre o comportamento da sua persona dentro das redes sociais, mais forte será a sua estratégia.

Mantenha o perfil em atividade

Se você deseja alcançar o engajamento da sua audiência, as suas publicações devem ser frequentes. Isto é, a atividade do seu perfil não pode parar por muito tempo. Assim, dias exatos para postagens ajudarão a manter uma constância e frequência adequada para o canal.

Caso contrário, as pessoas deixam de esperar por suas publicações e, consequentemente, de segui-lo também. O perfil pede a relevância e os objetivos ficam cada vez mais difíceis de serem atingidos.

Não existe uma solução ideal de frequência para postagens. Cada perfil tem o melhor horário de acordo com os hábitos da audiência. Os horários também não são fixos e podem mudar de acordo com os testes feitos pela sua equipe.

De qualquer forma, boas estratégias de marketing não possuem prazo de encerramento. Elas são trabalhadas sempre a longo prazo e atualizadas conforme as tendência do público e da empresa.

Use as métricas ao seu favor

As estratégias de conteúdo mais eficientes do mercado necessitam de um plano de métricas onde todas as ações possam ser avaliadas e medidas para atingir novos resultados. 

São as métricas que vão auxiliar no processo de implementação das estratégias. É possível medir o alcance, a taxa de conversões, os cliques, o tráfego e o crescimento do canal. Tudo é feito conforme os objetivos discutidos no começo da estratégia de marketing de conteúdo

O gestor deve ter cuidado com as métricas que não entregam resultados concretos do público  e nem ajudam em novas decisões. 

As chamadas métricas de vaidade não devem ser a prioridade, por exemplo. São as curtidas e comentários, itens que não influenciam diretamente nos resultados.

Tenha um calendário editorial

O calendário editorial ajudará a sua equipe a permanecer sempre em atividade. Ter os dias e horários em mente, prevendo o que será publicado, antes mesmo de começar a editar as publicações, é um auxílio enorme na organização do canal nos bastidores.

Algumas redes sociais permitem o agendamento de postagens, enquanto outras necessitam de um software a mais para a programação. Esses recursos são excelentes para evitar o esquecimento e publicar conforme descrito no calendário discutido.

Por exemplo, você pode programar todos os posts de uma empresa de cuidador de idosos Itajaí de um mês em específico, pensando em datas comemorativas, campanhas especiais, anúncios de evento e muito mais.

Porém, também é recomendável ficar atento para as publicações de última hora ou ideias que surgem conforme as atualizações do dia a dia, sem deixar tudo na mão do calendário editorial.

Interaja com o público

Para gerar engajamento, ou seja, fazer com o que o público comente, compartilhe e curta as suas postagens, é de extrema importância interagir com ele.

Seja na imagem ou legenda de uma postagem ou respondendo comentários, sempre deixe bem claro que está conversando com o público, dando atenção, solucionando dúvidas e interagindo com ele de volta.

Esse esforço é percebido pela audiência, fazendo com que o canal tenha ainda mais engajamento. Com isso, também é possível construir uma comunidade cada vez mais fiel aos seus produtos e serviços.

Porém, nessas interações, sempre responda de maneira natural e humanizada, sem transparecer mensagens automáticas ou robotizadas. A autenticidade garante ainda mais valor e envolvimento do público

Distribua conteúdo relevante

Por último, mas não menos importante, é a distribuição de conteúdo relevante e de qualidade. Depois de produzidos os materiais, sejam vídeos ou imagens, todos em boa qualidade, a equipe deve começar distribuir para o público e esperar pela interação. 

Os materiais devem ser pensados com propostas de educar e entreter o público, sempre de acordo com os interesses e necessidades da persona.

É bom compreender também as boas regras do marketing. Em muitos casos, não é interessante divulgar o freezer pequeno preço em uma publicação. 

Nas estratégias de marketing de conteúdo, o mais importante é trabalhar a produção de material que atraia o cliente até a marca, sem falar diretamente de valores e preços

Dessa forma, o sucesso da empresa é construído aos poucos, engajando o público, aumentando a visibilidade, as vendas e o reconhecimento da companhia como um todo

Sumário

Veja Também: