Dicas para criar uma estratégia de mídias sociais junto ao marketing de conteúdo

Para uma campanha de sucesso e um marketing de conteúdo com resultado, é cada vez mais necessário estabelecer também uma estratégia de mídias sociais para a marca responsável.

Seja qual for o nicho, as mídias sociais possuem tudo para entregar vantagens de sucesso para o gestor. 

Uma empresa de manutenção de caldeiras industriais pode alcançar visibilidade com conteúdos de entretenimento dentro das redes sociais, por exemplo.

Com uma boa estratégia, o alcance da internet também pode significar aumento de vendas para a empresa. 

Se você deseja aprender a criar uma estratégia de mídias sociais junto ao marketing de conteúdo, continue a leitura abaixo e confira as 5 dicas que selecionamos para você!

Entenda o comportamento do público nas redes sociais

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é o clássico “conheça o seu público”. Uma empresa com uma persona, isto é, um perfil semi-fictício do público-alvo, bem definida, facilita o caminho para a produção de campanhas imbatíveis.

Essa ideia é fundamental por conta do impacto que o consumidor possui dentro do marketing nos dias de hoje, seja no caso de uma empresa de manutenção de máquinas cnc ou uma loja de roupas usadas. 

Muitas vezes, o cliente possui mais conhecimento e importância do que a própria marca e cabe ao gestor ter consciência dessa realidade e trabalhar para estar sempre alinhado com o público.

Não é diferente nas redes sociais. Compreender o comportamento do público ajuda a construir uma estratégia que fala diretamente com os hábitos, anseios e valores das pessoas que frequentam esses canais.

A persona deve ser o centro da estratégia de mídias sociais. Dessa forma, todo o planejamento deve ser pensado com base nos dados do consumidor.

Os principais canais digitais possuem estatísticas e dados do público, um fato inimaginável anos atrás quando os principais meios eram a TV e o jornal.

Logo, o time de comunicação de uma empresa deve estudar os dados descritos nas redes sociais para aplicar na estratégia.

Uma consultoria de segurança do trabalho, por exemplo, deve publicar postagens que tenham a ver não somente com o universo do cliente, mas também com o formato, conteúdo e horário mais apropriado.

Nesse sentido, estudar o comportamento do público nas redes sociais é o início de uma forte estratégia de mídias sociais. Ao compreendê-lo, você está próximo de criar conteúdos que se aproximem do universo do futuro cliente.

Planeje produção e distribuição de conteúdo para engajamento

Ao conhecer quem é o seu público e como ele age nas mídias sociais, é possível iniciar a produção e distribuição do conteúdo para engajamento.

O engajamento é a interação dos seguidores com a sua marca dentro das redes sociais. São curtidas, comentários e compartilhamentos em publicações dos perfis.

Quando a página de uma fábrica de espelho camarim no Facebook obtém uma boa taxa de engajamento, é sinal de que há uma interação relevante do público com a marca.

Observar e trabalhar o engajamento ajuda a criar uma comunidade com o público, fortalecendo conexões mais profundas com os seguidores e fidelizando os clientes.

Ainda, isso significa que o público está dedicando uma parcela de tempo para acompanhar, visualizar e promover o perfil da marca.

Nesse sentido, o time de comunicação deve pensar em publicações que reforçam ainda mais o engajamento do público.

Uma empresa de jateamento de vidro, por exemplo, precisa analisar as publicações mais engajadas para replicar uma estratégia de mídias sociais semelhante àquela que foi bem sucedida.

Assim, há o planejamento de conteúdos específicos com o objetivo de engajar o público e aumentar a circulação do perfil. O conteúdo também precisa ser distribuído e compartilhado para que mais pessoas o vejam.

Mas como realizar uma estratégia de mídias sociais com esse intuito? Confira abaixo as dicas que separamos sobre o tema.

Conheça o seu público-alvo

O primeiro e mais importante ponto é do conhecimento de quem é o seu público-alvo. Quem você quer atingir? Esse perfil mora em qual região? Quais os hobbies, preocupações e necessidades dele?

Se a sua empresa ainda não criou uma persona para formar esses dados, a hora é agora. Toda a estratégia de mídias sociais deve ser planejada, produzida e distribuída de acordo com o perfil da persona.

Dessa forma, os conteúdos conversarão diretamente com aquilo que é buscado pelo público da marca. 

Esse tipo de olhar garante muito mais visibilidade e engajamento para a marca, trabalhando o relacionamento com as pessoas corretas. 

Também é possível pensar em diferentes personas e trabalhar na segmentação personalizada, planejando, produzindo e distribuindo conteúdos específicos para outros públicos.

Escolha as mídias sociais corretas

Você não precisa estar em todos os canais digitais que existem, mas sim nos mais acessados pelo seu público. 

Para tanto, é interessante conhecer quais são as principais redes sociais do momento, entre elas:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Tik Tok;
  • Linkedin;
  • Pinterest.

As redes sociais acima se diferem por conta de diversos fatores, como o tipo de conteúdo publicado, a maneira de se comunicar e a idade do público.

Cabe a sua empresa identificar qual rede é melhor para divulgar seu serviço, de acordo com a linguagem e o formato condizente com o que é vendido pela marca.

Faça um calendário editorial

O calendário editorial é o recurso responsável por guiar o planejamento de publicações de conteúdo nas suas mídias sociais. 

É preciso anotar as datas para cada postagem, com tema, formato e horário.

Dessa forma, é mantido um ritmo constante de publicações, de forma consistente e com o cumprimento correto dos prazos. Assim, você garante a confiança do seu seguidor, entregando toda semana algum conteúdo novo.

Com o calendário editorial, é possível reforçar a ideia de engajamento, pensando antecipadamente nas postagens que terão um sucesso maior na interação com o público.

Promova o seu conteúdo

Com o conteúdo criado e publicado, é hora de promovê-lo. Seja um post de blog sobre kit pex ou uma lista das melhores roupas do verão, a equipe de comunicação precisa divulgar corretamente o conteúdo nas redes sociais.

Use imagens e vídeos com qualidade, para chamar a atenção de quem está navegando pela rede social. Também não deixe de trabalhar as chamadas para ação, convidando o leitor a acessar algum link fora do canal digital.

Nesse sentido, os títulos devem ser bem pensados, para fazer com que o usuário permaneça mais tempo dentro da publicação e se interesse pelo que foi publicado.

Outro recurso indispensável na estratégia de mídias sociais é a hashtag. Pense em hashtags que se relacionem com o seu público e o que foi publicado, para que as suas publicações sejam encontradas na barra de pesquisa.

Analise o que foi feito

Toda estratégia precisa de acompanhamento e análise, por meio de métricas específicas que irão dizer quais medidas foram bem sucedidas e quais necessitam de melhorias. Assim, a análise da estratégia de mídias sociais é outra dica importantíssima para a sua marca.

As redes sociais possuem dados e métricas que ajudam nessa tarefa. Após a promoção de um conteúdo, é essencial conferir as estatísticas, a fim de entender qual foi o desempenho da postagem e o quão forte foi o seu engajamento.

As métricas das redes sociais também são importantes para aferir mais dados do público. Você consegue trabalhar ainda mais no aprofundamento da sua persona, configurando uma estratégia cada vez mais forte nas futuras campanhas.

Por exemplo, para o perfil de uma empresa de vistoria veicular em Joinville, é possível perceber se o público se envolveu com a publicação sobre a empresa ou prefere um vídeo explicativo sobre os principais pontos de uma vistoria.

Acima de tudo, o importante é avaliar as métricas corretas e desenvolver uma estratégia de mídias sociais de acordo com os objetivos da sua empresa.

Coloque em prática a estratégia de mídias sociais!

Uma estratégia de mídias sociais pensada de acordo com o comportamento do consumidor e seguindo as dicas propostas acima é capaz de trabalhar no engajamento, visibilidade e aumentar as vendas da sua empresa.

Pense também em conteúdos que não podem ser publicados, para não ser penalizado ou afetar a confiança do seu público. Assuntos relativos ao exame aso valor, por exemplo, devem ficar restritos a conversas particulares.

De maneira geral, ao seguir tudo que foi discutido acima, você será capaz de criar e colocar em prática uma boa estratégia de mídias sociais, conseguindo seguidores e construindo uma comunidade de valor para o seu negócio.

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